É TEMPO DE MEDIR O SANTUÁRIO !

       Com a plena certeza que temos de estarmos vivenciando os dias da concretização das profecias contidas nos capítulos 10 e 11 de Apocalipse, esta página é dedicada  ao  debate do tema:    "É tempo de medir  o  altar  do santuário de Deus e todos os que nele adoram" Apocalipse 11:1
         Temos visto na Internet e às vezes na televisão uma série de graves denúncias envolvendo as lideranças cristãs, escândalos nunca antes imaginados e tudo numa proporção gigantesca.
       Com a preocupação de assegurar aos cristãos uma  passagem menos traumática por todos estes escândalos,  cujos quais pude testemunhar não  apenas  acessando  a  internet mas como pessoa que nasceu em lar  cristão  e  que  debate os fatos  escatológicos  não  apenas  com  evangélicos  mas também com meus irmãos católicos e adventistas, no Evangelho de Lucas capítulo 17:1 Jesus disse aos apóstolos:    "É impossível que não venham escândalos, mas ai daquele por quem vierem!" Tenho visto que estes escândalos raramente são debatidos junto aos membros comuns das igrejas e se os são pelos líderes, estes buscam ao máximo evitar tais debates nas escolas dominicais ou em  conversas  entre  os membros. Talvez imaginem que estes escândalos  possam  enfraquecer a fé individual e coletiva dos fiéis, talvez priorizando o debate de outros temas que fortaleçam a  fé possam fazê-los esquecer destes fatos ou talvez a própria liderança está de tal forma enredada numa relação   promíscua de favores que este debate poria em cheque  este tipo de relação.   Ocorre, queridos irmãos, que de uma forma ou outra está determinado: "É tempo de medir o templo, o altar do santuário de Deus e todos os que nele adoram!" 
       Se fizermos uma analogia com alguns governos  tiranos da Terra, podemos perceber que nestes o ditador nomeia os
seus ministros e deles   exigem uma  lealdade  canina,  caso
contrário estes são sumariamente demitidos e  entregues  à
vexação pública. Como cristão conhecedor da  verdade  que liberta  (João 8:32)  não  posso  admitir que tais práticas se sustentem diante daquele que zela pela sua noiva (a Igreja)
imaculada, "Aquele de cujos olhos sai fogo e de  cuja  boca sai  uma  aguda espada de dois fios"  (Apocalipse 1:14 e 16)!. Tenho ouvido que sou muito severo  em  minhas  pala-vras, contudo repetidas vezes  Deus tem usado os  seus  servos profetas para confirmá-las, portanto queridos irmãos, a-
ceitem-nas como vindas de Deus, para o bem da Igreja!
       Como profeta de Deus, atalaia do Evangelho e testemu
nha de todos os  fatos relatados neste  canal  de  comunica-ção, rogo ao Senhor para que toda a  eficácia  das  palavras
contidas nas profecias de Apocalipse 10 e 11 venham à exis
tência para que as minhas vestes e as  de  todo  o  povo  de
Deus sejam alvejadas pelo sangue de Cristo Jesus!
       Queridos, não quero passar por um "músico de uma no
ta só" ao insistir nos textos de Apocalipse 10 e 11. É maravi-
lhosa a explosão do Evangelho que testemunhamos no Brasil e em outras nações, é muito bom ver que num mesmo quar-teirão  de uma cidade possa existir sete igrejas, como já vi, me alegro sobremaneira em saber que alí está se ensinando  crianças, jovens e adultos o caminho do bem! Ocorre queridos irmãos,  que  as  Sagradas  Escrituras são compostas de princípios, meios e fins, logo,   se existem mestres  à  estes  cabem  transmitir  o  conhecimento dos princípios de Deus,  se existem os líderes gestores, a estes cabem disponibilizar  os meios para que o Evangelho (O cavalo branco) galope velozmente e quanto aos fins (dêem glória), estes não   partirão  diretamente  de homem algum,   mas do Único achado  digno de abrir o livro selado que contém as promessas finais do propósito de Deus, a saber: Cristo, o Leão de Judá! (Apocalipse 5:5), e para isso se utiliza de Seus servos,  os profetas (Apocalipse 10:7) aos quais cumpre aos  líderes  e  mestres  não apenas ouvir, mas também, com sabedoria  interpretar, aceitar, praticar e divulgar, caso contrário incorrem em desobediência para com os propósitos de Deus!
      Tenho percebido que existe uma enorme dificuldade dos
mestres e líderes gestores em aceitar as palavras dos profe-
tas, ainda que tendo a certeza de que vêm de Deus, pois is
so muitas vezes se contrapõe à uma programação predispos
ta pelos mesmos e até às suas  prerrogativas  de  mestres  e
gestores,  cabendo aí  a  utilização  da  humildade esperada dos verdadeiros Servos de Deus, compreendendo que  a   Ele cabe a direção maior da Sua  Igreja,  ou seja,  somos  todos nós, mestres, gestores e profetas como  mordomos do Reino de Deus, cabendo ao Rei, Jesus, que tudo sabe, tudo pode e tudo vê, a diretriz maior!  É  tempo  de deixarmos de lado a pequenez  do  apego aos cargos,  de  termos a sabedoria e a humildade para entendermos que ao nos imaginar  mais  conhecedores do Evangelho por  sermos  mestres,  gestores ou profetas,  praticamos uma disposição  mental  incapacitada para absorver as Boas Novas do Reino, que se renovam a ca-da manhã (2 Timóteo 3:16)!
       Nobres Irmãos,    nesta página vocês poderão,  com res-peito e amor ao Evangelho e aos demais Irmãos Cristãos - líderes e liderados, tecer comentários com  a  liberdade  de estarmos  vivenciando a ordem divina para medir o templo, o altar do santuário de Deus e todos os que nele adoram.  Evite citar nomes de sacerdotes e das Igrejas, evite a utiliza-ção de termos chulos,  pois  a  você  está dada uma impor-tante responsabilidade, saiba portanto utilizá-la!

/////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Übergang, não chore pelo leite derramado!

     Nobres irmãos cristãos, tenho sido despertado pelo espírito de Deus para esta mensagem bastante oportuna ao presente momento vivido pela Igreja. Quando Jesus e seus apóstolos discipulavam a primeira geração cristã, faziam uso quase que constante de parábolas, as quais, por meio das imagens nelas contidas alcançavam com precisão os objetivos dos ensinamentos que pretendiam plantar nos corações e mentes da nova Igreja que então surgia, a singeleza daquela linguagem figurada (imagens) tocavam mais aos corações que a mensagem coercitiva e ortodoxa da então predominante religiosidade judaica.
     O apóstolo Paulo, exemplo único desta conversão de idéias e mais ousado na divulgação daquilo que o Evangelho fez na sua própria vida, igualmente usuário desta formidável e singela forma de ensinar e vislumbrando que era inevitável que o irresistível "apelo do bem" se espalharia para todos os povos da terra, concluiu que ao se 
consolidar as idéias e imagens (leite espiritual) nas mentes e corações dos novos convertidos, necessário seria que os mesmos avançassem para  conquistas de novos tesouros escondidos nas escrituras (que chamou de alimento espiritual sólido), ou seja, como bebês (novos convertidos) era necessário que fossem alimentados com leite, mas uma vez experimentados e provados na fé, aquele leite já não era mais capaz de sustentá-los como adultos.
     Ainda hoje, amados irmãos, isso se faz necessário, para que alcancemos a plenitude do grande propósito de Deus para a humanidade, para que se cumpra na criação todo o propósito de Seu Criador, e obviamente, como seres pensantes que somos, por sua lealdade, quer o Criador que o compreendamos e o alcancemos e para isso traçou um caminho repleto de sinais (profecias) que nos fariam entender em que ponto estamos neste propósito.
     Neste afã temos nos dedicado entre os irmãos na fé das mais diferentes denominações cristãs e também aos amigos um pouco avessos às coisas espirituais, bem como através de nossos blogs, este e o As duas testemunhas, visando buscar uma reflexão sobre os acontecimentos ao redor do planeta e suas consequências em nossas vidas espiritual ou material, mediante uma busca de respostas dentro do nosso Livro Sagrado: a Bíblia. Assim, pelo efeito do alimento espiritual não vivemos mais o "Eu em mim" mas pelo Espírito de Deus que substituiu o nosso ego, somos conduzidos na Bíblia para os locais onde este mesmo espírito escreveu através de seus servos - os profetas (Apocalipse 10:7) e assim este nos convence dos propósitos do Pai Eterno.
     Vemos hoje, amados irmãos, notícias do que acontece em todo o planeta, se não no mesmo tempo em que estão ocorrendo, tão logo aconteceram, e isso possibilitado pela multiplicação da ciência (Daniel 12:3-4), que hoje chamamos simplesmente de "tecnologia", (veja que os versículos afirmam que esta "tecnologia" ajudará o homem a ver o cumprimento de suas palavras) podemos, no momento em que estamos conectados à Internet ou assistindo televisão, se quisermos. ter todo o mundo diante de nossos olhos. Pense bem, as profecias dizem que as duas testemunhas citadas em Apocalipse 11 depois de serem mortas pela besta, ressuscitarão e serão ascendidas ao céu e todas as nações verão isso (Apocalipse 11:9-13), bem como na volta de Cristo (Apocalipse 1:7), pense agora então: se as duas testemunhas serão veladas numa cidade específica e Jesus voltará sobre o Monte Sião em Jerusalém, como então poderiam estes fatos serem vistos simultaneamente por pessoas de todas as nações? a Bíblia já deu a resposta: pela tecnologia podemos ver "on line" o que ocorre em qualquer lugar do planeta!
     Amados, até aqui chegamos apenas na introdução da mensagem pela qual tenho sido despertado por Deus a levar
ao Seu povo. Equivocadamente em tempos passados a Igreja se distanciou e até perseguiu cientistas e depois, para vergonha daqueles que cometeram estes sofismas, esta se viu obrigada a retroceder e reconhecer a verdade pela qual necessariamente deve se guiar a ciência, ou seja, aquilo que não se pode provar é apenas uma "teoria científica" e não ciência propriamente.
     Se o saber (ciência) se multiplicou na medicina, nos meios de transporte, de comunicação e outras muitas áreas, também se multiplicou na forma com que o conhecimento a respeito de nós mesmos deva ser transmitido e também aqui percebo o agir de Deus no sentido de ajudar o homem nesta busca do conhecimento (Provérbios 1:7, 2:1-5, Jó 28:28, Isaias 33:6, Salmos 111:10). Dentre os homens da era moderna que buscaram o conhecimento e se detiveram em transmití-lo com clareza à humanidade cito Immanuel Kant, filóso alemão de origem humilde e fortemente influenciado pelo protestantismo pietista de seus pais, em cujos circunlóquios, sempre podemos ver a imagem de Deus.
     Num de seus estudos Kant descreve a Übergang, como um processo que poucos homens conseguem alcançar, ao fim do qual se atingiria a maioridade espiritual e intectual, a saber uma passagem do modo de pensar descompromissado de sua vida infanto-juvenil para a necessária posição de cidadão cônscio de suas responsabilidades sociais e espirituais, como ente formatado para cumprir com determinação e qualidade    seu papel em todos os meios em que se fizer presente.
     Obviamente Kant, com a multiplicação do saber também na linguagem, se aprofunda ao cerne espiritual e intelectual deste problema, contudo é possível fazer um paralelo entre o conceito da "übergang" de Kant com as sábias e velhas palavras do destemido apóstolo Paulo, quando este pregava: "Irmãos, quanto à mim não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus" (Filipenses 3:13-14). 
     Nobres irmãos, quase dois milênios separam estes dois pensamentos, mas têm ambos o mesmo teor, enquanto filósofo, Kant busca soluções de entendimento e absorção deste processo, guiando-nos em direção à esta soberana vocação de Deus em Cristo em cuja qual se resume o ministério messiânico de Jesus: de que cheguemos à estatura de varões perfeitos, o Apóstolo Paulo em 1 Coríntios 13 aponta o amor como a estrada que nos leva a este propósito e no versículo 11 faz a seguinte reflexão: "Quando era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino". É verdade que este aguerrido apóstolo caracteriza o meio infantil com as singularidades que ele tem, sem, obviamente menosprezá-lo, compreendendo-o como parte de nosso processo de amadurecimento. As crianças são espontâneas, quando são contrariadas choram ou mesmo batem em quem as contrariou e falam exatamente aquilo que pensam, sem medir as consequências, e quando nós adultos vemos estas atitudes rimos por que muitas vezes queremos poder fazer o mesmo quando também somos contrariados. O sábio apóstolo guiava a nova Igreja a um degrau mais elevado e verdadeiro nos relacionamentos entre os seus membros e destes com a sociedade hipócrita em que viviam. Paulo se esforça em todo o seu ministério neste propósito, fazendo uso constante de seu testemunho pessoal, que, de fato, foi uma colossal mudança de rumo.
     Sabemos que Paulo teve uma educação primorosa e Deus, ciente de sua capacidade intelectual o escolheu para Sí, preparando-o durante cerca de quatorze anos para seu espetacular ministério, que depois de quase dois milênios, nos parece tão atual. Immanuel Kant, influenciado pela visão crítica de seus pais protestantes e vivendo já numa sociedade culta bem diferente da época de Paulo, não fala de seu testemunho pessoal como exemplo a ser seguido, mas mostra com lógica e razão, que este alvo pode ser alcançado quando se quer. Porventura também Paulo não nos ensina e celebrar a Deus um culto racional (romanos 12:1  link)?
     Quer seja pelo amor pregado por Paulo ou pela lógica e razão que somos chamados a uma convivência harmônica e respeitosa entre irmãos da fé e também entre a Igreja e a sociedade, é inquestionável que devamos pesar e sopesar nossas palavras e atitudes para que nunca deixemos de ser sal e luz na terra.
     Amados, não existe outro caminho para o bem estar da humanidade fora do amor e o uso da lógica e da razão nos prova isso. A Bíblia diz que a Lei (princípios) de Deus se espalharia por toda a terra e hoje podemos ver a "Consolidação dos Direitos Humanos" homologado no século passado pela Organização das Nações Unidas, onde constatamos muitos destes princípios ali referendados: as leis das nações gentias do tempo de Cristo davam pouco valor à vida humana, algo muito diferente do valor que Deus dá, a ponto de mandar seu único filho a morrer pela redenção da mesma. Pessoas eram entregues a leões em espetáculos públicos, cuja multidão vibrava vendo-as devoradas pelas feras, gladiadores lutavam até a morte nos mesmos estádios, a pena de morte era decretada até mesmo por crimes banais, as mulheres eram subjugadas, enquanto a bíblia as tratam com adjutoras na construção da família - a célula máter da sociedade e hoje as vemos nos mais relevantes cargos políticos e empresariais e tudo isso se deve ao amadurecimento da sociedade provocado pela assimilação empírica do evangelho.
     Voltando agora ao cerne da Igreja, com a mesma liberdade da visão crítica de Paulo e de Kant, podemos e devemos medir o altar do santuário de Deus (Apocalipse 11:1-2) e conferir se os atuais líderes religiosos de fato passaram pelo processo da conversão, amadurecimento ou mesmo pela übergang, quando os vemos atacarem-se verbal e publicamente uns aos outros, denegrirem as denominações cristãs diferentes das suas, a busca incondicional da prosperidade, como se isso fosse passaporte para o céu, o sacrilégio na unção de sacerdotes homossexuais e realização de casamentos entre pessoas do mesmo sexo em algumas igrejas ditas cristãs e muitos outros pecados que rotineiramente são veiculados pelas mídias, cujos fatos hoje, pela profetizada multiplicação da ciência, tornam-se imediatamente conhecidos de todos.
     Não obstante caiba somente a Jesus o julgamento dos homens, o fato de medir não nos dá a autoridade de julgar e condenar, mas medir é preciso e podemos nos perguntar se tais pessoas realmente deixaram as coisas de menino ao não refreiarem suas bocas, se realmente deixaram as coisas de menino ao não medirem as consequências do materialismo na Igreja, do pecado da sodomia (Romanos 1:26-29), da exposição pública a um membro, até mesmo com argumentos mentirosos, pelo apego e abuso às prerrogativas eclesiais, subjugando espiritual e intelectualmente os membros que optaram por não seguirem as carreiras da Igreja, mas que nem por isso deixam de pregar o evangelho, ao não ajudarem obras sociais ou irmãos em dificuldades financeiras na própria congregação,  formando grupelhos para tecerem críticas a outros irmãos, alguns até imaginando que mandam na Igreja, esquecendo-se que a razão de sua própria existência como também da própria Igreja é Jesus, que deveria ser o alvo maior.
     Ao vermos que tudo isso hoje ocorre em muitas igrejas somos obrigados e reconhecer: bem que Paulo se esforçou,
bem que Kant disse que poucos passariam pelo processo da übergang e mais que tudo isso, bem que Jesus disse que muitos são chamados mas poucos os escolhidos.
     Deixemos pois, todas estas coisas que desagradam a Deus e causam contendas na Igreja e na sociedade, olhando e pensando nas coisas do alto, sabendo que a Seara está madura e o tempo da colheita chegou! Alimentemo-nos de alimento sólido, celebremos à Deus um culto racional, obtendo o refrigério do Seu bálsamo que cura feridas espirituais, e por fim,  procedamos a übergang, e não choremos mais pelo leite derramado, prossigamos para o alvo Jesus, cujos sinais de sua volta são visíveis!

Autor: Nelsomar Correa